A Marianita tem:

Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, 26 de março de 2010

Dois meses e quatro semanas - 3 MESES


"O seu bebé está a ficar muito encantado com as mãos.

Embora já se tivesse apercebido da existência das mãos, olha agora para elas como um pequeno Sherlock Holmes. Vira as mãos, para ver melhor os dedos de todos os ângulos. Abre e fecha as mãos, observando o movimento de cada dedo. É quase como se estivesse a utilizar as mãos como um fantoche e a dar um espectáculo para si próprio
(é tão engraçado vê-la a olhar para a mão e depois.... boca com ela).

Para ajudar o bebé a desenvolver a sua crescente coordenação mãos-olhos, mostre-lhe um brinquedo que fique fora do alcance para que ele tente agarrá-lo (e agarra pois). O seu bebé irá também colocar um dedo, ou até mesmo a mão toda, na boca (pois). É a sua forma de aprender mais coisas sobre as mãos — as texturas, o tamanho e a que sabe.

A mão é, afinal, prática para este tipo de exploração porque está sempre ali, na frente do bebé, e nunca se perde. Mas verá que o bebé descobre também muitas outras coisas colocando-as na boca. É uma forma importante dos bebés recolherem informações sobre o seu mundo (e está na altura de ter atenção para evitar que o bebé ponha qualquer coisa na boca que o possa sufocar).

É mesmo verdade
Num estudo, pais recentes demonstraram que a actividade sexual caiu para praticamente zero nos primeiros três meses após o parto, recomeçando depois a ganhar fôlego.

Actividade da Semana
Folhas com cores ou padrões alegres criam um mobile original e ecológico (...)


E foi desde o dia do Pai que ela começou a palrar mais. E faz uns sons tipo, QRRRR. Eu repito o mesmo som, e ela repete outra vêz. É DELICIOSO!
Kisses 4 all

DIA DO PAI


Este foi o primeiro presente que a Mariana "deu" ao seu papá.
Era para ser um quadro com os pézinhos dela "desenhados" - não tive tempo para o fazer.
Depois pensei num simples postal com a foto dela mas.... já não fui a tempo.
Acabei por me decidir por um tapete de rato.

Kisses 4 all

Dois meses e três semanas


"O seu bebé é um excelente ouvinte. Reconhece a sua voz e demonstra-lhe o seu agrado sorrindo quando fala com ele (e é tão bom! Sem dúvida que a Mariana sabe quem eu sou :).

Poderá notar que o seu bebé parece parar quando ouve um novo som — e só depois de perceber de onde vem é que começa a mexer novamente as pernas e os braços.

Agora, o seu bebé utiliza entusiasticamente todos os cinco sentidos para conhecer o mundo. De facto, pode notar como ele se esforça para assimilar todas as novas informações a que está exposto todos os dias. Se alguma coisa capta a sua atenção, veja como ele olha fixo. Está a assimilar todas as novidades.

Agora, o seu bebé fica fascinado com imensas coisas: as cores contrastantes de um novo brinquedo, o movimento de uma ventoinha de tecto ou das folhas das árvores, o som da água a correr e o entrechocar de tachos e panelas no lava-loiças
(é incrível como de repente ela começou a dar importância aos brinquedos. Sorri para eles, "fala", agarra...).

É mesmo verdade
A sua cabeça corresponde a cerca de 12% da altura total do corpo, mas no caso do seu bebé, está mais próximo dos 25%.

Actividade da Semana
“Voar” apoiado nas suas pernas é uma emoção para o seu pequeno passageiro (...)"

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dois meses e duas semanas


"O seu bebé está cada vez mais forte.

Agora já consegue levantar a cabeça, peito e ombros do chão, quando está deitado de barriga para baixo. O seu super-bebé sentir-se-á orgulhoso e feliz por “voar” desta forma. Se for particularmente forte, poderá mesmo erguer o tronco utilizando os braços, quando está de barriga para baixo.
Ajude o seu bebé a exercitar esta capacidade segurando um brinquedo à frente dele e brincando com ele quando está deitado de barriga para baixo
(uma vêz tentei fazer este exercício mas, tonta, fi-lo pouco tempo depois dela ter bebido o leite e.... bolsou pois claro). Embora não consiga agarrar no brinquedo ou avançar para o agarrar, o bebé quererá erguer-se para olhar para o brinquedo. O seu bebé não conseguirá efectivamente gatinhar antes dos 6 meses, pelo menos, mas estes movimentos pré-gatinhar são a sua forma de desenvolver os músculos para que cresça mais forte. Antes de gatinhar, conseguirá rolar e mexer os pés. Não se esqueça que é importante o seu bebé ter a possibilidade de estar deitado de barriga para baixo. Retire-o do berço, ou do porta-bebé para que tenha alguns momentos regulares de “brincadeira” quando está acordado e bem-disposto.

É mesmo verdade
O choro do seu bebé é bastante distinto — estudos demonstraram que as crianças podem ser identificadas à distância pelo som do seu choro.

Actividade da Semana
As rocas e os brinquedos de borracha que chiam são música para os ouvidos do seu bebé"

quarta-feira, 10 de março de 2010

A primeira ida ao hospital


Pois é.... a noite passada fomos ao Hospital Fernando da Fonseca (ainda não temos o seguro da Médis, senão era CUF Descobertas com ela).

O Nuno reparou que o olho esquerdo da menina estava muito vermelho e inchado. Liguei imediatamente para a saúdde 24 - 808 24 24 24 - e aconselharam-me a ir ao hospital para ser observada.
Resultado - duas horas de espera (até julguei que iriamos estar mais tempo) e prescreveram umas gotas. Provavelmente algum ácaro.

Quando estava a ser observada, estava serena. Mas no mesmo gabinete estava outro bebé que começou desalmadamente a chorar. Ora ela que está habituada a ambientes calmos, sem choros.... foi vê-la a começar a fazer beicinho e a chorar também. "Tadinha"....

Kisses 4 all

Vacinas


Decididamente a minha filhota não é nada mariquinhas.
Já levou as vacinas dos dois meses- as obrigatórias e a opcional - ROTA VIRUS - e só choramingou um pouco.
Mas ficou muito mole - dormiu a tarde toda, apenas a acordei para beber o leite - e no final do dia teve a sua primeira febre - 38,27º.
Coloquei um benuron supositorio e acabou por passar. Mas "tadinha" estava com aquele chorinho de beicinho. Acalmava com a chucha e com o meu colinho e carinho.

Kisses 4 all

SERÁ DESTA?


A Mariana parece que gosta do "novo" leite que está a beber - APTAMIL CONFORT 1
Os gases continuam, mas as cólicas parece que amenizaram.
Quando o começou a tomar, as primeiras fezes foram mais líquidas mas verde escuras.
Mas agora há um dia que nada faz - ARGH!!!!!!!

Kisses 4 all

sexta-feira, 5 de março de 2010

Consulta dos dois meses


Olá a toda(o)s

Ontem a Mariana foi à consulta dos dois meses. Resumo:
- a eco estava bem - vamos experimentar o Aptamil Confort para ver se ela melhora da prisão de ventre
- 4420kgs - 54,50 com
- vamos também experimentar o Colimil para ver se a ajuda
- aumentar a dosagem do leite para 150ml. Durante o dia beber de 3,4 em 3,4 horas e durante a noite deixá-la dormir e só dar o biberon quando ela acordar. Como já não é tão pequenina e o peso está bom, já não há problema de entrar em hipoglicémia

A Pediatra diz que ela é uma bebé feliz e muito enérgica. Que bom! É sinal que estou a ser uma boa mãe.

Kisses 4 all

quinta-feira, 4 de março de 2010

"Já não apanho mais. Vou-me atirar ao rio"


Hoje não aguentei e chorei por esta criança.
Para chegar ao ponto que chegou..... farto, cansado, magoado, triste.... DESESPERADO....
E as escolas nada fazem.
Ai se fosse meu filho!!!!!!!!! Não sei não!!!!!!!!!!!!!

Descansa em paz menino Leandro!
Agora és uma estrelinha!

Fazer ou não a recolha de células estaminais?