A Marianita tem:

Lilypie First Birthday tickers

terça-feira, 31 de agosto de 2010

"o que queres ser quando fores grande?"


Hummmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


?????????????????????????

Tanta coisa....







.... que a Miminho já sabe fazer:
- palminhas - adora
- diz ADEUS - faz o gesto entenda-se ;)
- dá beijinhos - abre a boca toda e lambuza-nos. Mas é tão bommmmm
- desloca-se.... ainda não gatinha mas "cheira-me" que está quase
- dá "turrinhas"
- dança
- puxa os cabelos e bate-nos quando está irritada - este fim-de-semana dei-lhe uma palmada na mão. Olhou para mim muito séria e.... começou a brincar com os seus bonecos. Ou seja, ignorou-me. Não fiquem chocada(o)s. Sou apologista que um açoite não faz mal a "ninguem"

E adora:
- quando se apercebe que vai à rua.... parece uma pulguita saltitante
- os "beijinhos" do Lost
- brincar com os papás. Eu então faço com cada figurinha.......
- o "cúcú"
- ver a mamã quando ela chega a meio da tarde, depois de um dia de trabalho (eu também adoro)
- pão - uma forma que encontrei que ela sossegue quando estamos a jantar.... coloco-a na cadeirinha e... pão. Fica sossegada e nós comemos sossegados também
- comandos de TV, telemóveis, computadores, colares, caixas de cartão, o chão (já a apanhei literalmente a lamber o chão - valha-me Deus).... enfim.... tudo o que a rodeia e que não seja "infantil"
- estar à janela e ver os carros a passar
- ouvir musica, principalmente cantada por nós
- ver TV, particularmente anuncios

E já sabe o que quer dizer:
- adeus
- palminhas
- NÃO. Quando o nosso tom de voz é mais sério fica também ela muito séria a olhar para nós
- papá (julgo)
- carro
- rua
- cão
- anda (quando pedimos para vir ao nosso colo)
- mamã (não tenho a certeza)
Enfim.... as descobertas e conquistas ainda agoram começaram. É tão giro mas tão.... cansativo. "Suga-nos" tantas energias. Nem quero pensar quando começar a andar.........

kisses 4 all

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Oito Meses


"À medida que os músculos do bebé se vão fortalecendo, ele está pronto para passar da posição sentada para a posição de gatas.
Poderá até começar por um exercício de “pré-gatinhar”, balançando o corpo para trás e para a frente sobre as mãos e os joelhos, com o tronco paralelo ao chão. Ficará encantada com esta proeza admirável — o bebé começará a gatinhar muito em breve. Alguns bebés começam a fazê-lo muito rapidamente, enquanto outros continuarão a arrastar-se e a balançar o corpo sem sair do mesmo sítio durante semanas antes de conseguirem deslocar-se de facto. A maior parte dos bebés começa a gatinhar entre os 7 e os 10 meses.

Alguns nunca chegam a gatinhar de todo e esperam a hora em que se sentem prontos para andar!

Pode incentivar o bebé a adoptar a posição de pré-gatinhar, colocando brinquedos ou outros objectos à sua frente quando está sentado no chão, ou sentar-se a uma curta distância à sua frente e chamá-lo. Mantenha uma expressão divertida e alegre (não se trata de uma corrida!) e pare o jogo se o bebé mostrar sinais de frustração por não se conseguir deslocar.

É mesmo verdade!
Quando o bebé tiver de 6 a 8 meses, a sua visão terá alcançado níveis de nitidez e de percepção da profundidade semelhantes aos dos adultos.

Actividade da Semana
Utilize uma fralda suspensa para uma óptima sessão de aprendizagem sobre a permanência dos objectos."


A Mariana não gatinha ainda. O que ela faz é andar.... para trás :D Mas já é um "perigo" deixá-la sozinha. Ela rodopia bastante, muda de posição de forma muito rápida. Ai ai...nem quero imaginar quando começar a andar. Aí é que não vou fazer mesmo nada. E já sei que tenho que preparar a casa "à prova de... Mariana" ;)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pão


Bom dia a toda(o)s

A Mariana é uma bebé "super activa". Não pára quieta.

Desde que temos a cadeira de refeição, que ela adora estar conosco à mesa. Mas como ainda não temos o tampo (estava esgotado), qualquer brinquedo que ela tenha cai sempre ao chão.
Qual é a única forma dela estar quieta? Pão! Damos-lhe um bocado de côdea e ela fica sossegada. Adora!
É certo que o chão, a cadeira e ela, ficam cheios de pão "mastigado". Mas... como costumo dizer: faz parte! E o Lost não se importa nada. É o nosso aspirador portátil ;)

Kisses 4 all

terça-feira, 17 de agosto de 2010

SHOPPING!


(ADENDA: o valor que menciono inclui este apoio)

Bom dia a toda(o)s

Os saldos estão aí e escusado será dizer que já comprei umas roupitas para o próximo verão.
O ano passado assim fiz, e nos saldos de inverno também, e resultou muito bem.

Ontem também compramos a cadeira de refeição, no Ikea (presento do avó Manuel). Pois que foi uma excelente compra. Para alem do preço (sensivelmente 22€), ela adorou. Agora fica ao nosso lado às refeições, e quando o pai está ao computador. Ela adora esta nova perspectiva do mundo que a rodeia ;)

Kisses 4 all

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Na hora de ir de ferias

Boa noite a toda(o)s

No inicio das férias, quando pensava no que levar para a Mariana, deparei-me com algo nada prático. Íamos ficar alojados num hotel - Sol e Serra - e como faria com a alimentação da Miminho, principalmente com as sopas? Levava-as congeladas?

Eis que estou no supermercado e fui "inspecionar" as sopas existentes no mercado. Todas com ingredientes que a Mariana não comia, principalmente com sal adicionado. Mas, e depois de ler muitas composições, lá encontrei a única marca que não tinha esta adição - NATURNES da NESTLÉ.

E assim foi. Comprei todos os sabores. No hotel pedia para aquecerem no microndas durante trinta e cinco segundos e ela.... nunca refilou.

Para alem das sopas levei:
- o leite normal dela - APTAMIL CONFORT 2
- iogurte natural da Bledina (com leite de transição). Misturava com bolacha Maria previamente triturada
- embalagens de fruta FRUTA PURA - mas ao pequeno-almoço levava uma banana (não todos os dias para não ser muito agressivo no estômago)
- bolachas Maria

Obviamente que este tipo de alimentação é para quando estou fora de casa por grandes períodos de tempo. Fora isso, continua a comer tudo feito em casa, e fresquinho. Mas em tudo na vida temos de simplificar. E como também ía vigiando as suas fezes e estiveram sempre normais.... algo para repetir.

Kisses 4 all

domingo, 15 de agosto de 2010

Sete meses e três semanas


"O bebé começa a perceber cada vez mais como funciona o mundo em que vive.
Alguns dos conceitos poderão parecer-lhe básicos, mas para um bebé são autênticas revelações. Um exemplo desses conceitos é a “permanência dos objectos”, isto é, compreender que um objecto continua a existir, mesmo que tenha desaparecido do campo de visão.
É por este motivo que o jogo do “cu-cu” é um dos jogos preferidos dos bebés
(e da Mariana também).
Antes, o bebé podia ficar perturbado quando a mãe desaparecia (mesmo que se limitasse a esconder o rosto atrás das mãos): não percebia para onde tinha ido. Agora sabe que, quando tapa o rosto, continua presente – e fica encantado por descobrir que não está enganado quando a mãe afasta as mãos e diz carinhosamente "Buu!"
Pode experimentar uma variante deste jogo que consiste em tapar um brinquedo com uma manta ou segurá-lo atrás das costas durante alguns segundos. De modo semelhante, se o bebé deixar cair um brinquedo ou a chupeta para fora da cama de grades, poderá procurá-la por cima das grades, enquanto antes começava a chorar porque o objecto havia “desaparecido”. Esta etapa representa mais um passo emocionante que o afasta do total desamparo de bebé pequeno e o projecta para a auto-confiança de um bebé mais crescido.

É mesmo verdade!
Até o bebé ter um ano de idade, não deve beber leite de vaca. Um dos principais motivos é o seu elevado teor de sódio que é prejudicial para os rins.

Actividade da Semana
Assim que o seu bebé se começar a deslocar, torne o gatinhar num jogo divertido"

Sete meses e uma semana, e duas....


.... e uma semana:

"Depois de o bebé se tornar mestre na arte de segurar objectos, surge outra fase empolgante (embora subtil): passá-los de uma mão para a outra.
Por ora, o bebé utiliza ambas as mãos de igual modo, tanto que não conseguirá distinguir se é esquerdino ou destro. Efectivamente, a destreza manual só se torna evidente muito mais tarde. (Poderá tornar-se perceptível a preferência por uma das duas mãos por volta dos 9 meses mas, mesmo nessa altura, os bebés têm tendência para o ambidestrismo – isto é, para o uso de ambas as mãos com igual destreza — sendo que esta situação pode durar até entrarem na escola.)

Ofereça ao bebé brinquedos com texturas e sons diferentes, bem como outros objectos interessantes (mas seguros) com os quais possa brincar e que possa explorar. Os brinquedos mais apreciados incluem brinquedos de borracha para apertar, brinquedos que baloiçam e se voltam a pôr de pé, brinquedos com luzes ou música e bolas macias em tecido ou borracha. De vez em quando, alterne os brinquedos disponíveis para manter o interesse do bebé.

É mesmo verdade!
Em todas as culturas — das ocidentais, às latino-americanas ou africanas – os bebés demonstram cada vez mais a chamada ansiedade da separação entre os 6 e os 15 meses de idade.
(ó pá..... não quero)

Actividade da Semana
Use imagens na hora de contar a história, como figuras em feltro que representam a acção"

........................................

.... e duas semanas:

"O bebé aprende a reconhecer emoções e estados de espírito, e descobre novas formas de demonstrar como se sente emocionalmente.
Um exemplo maravilhoso: poderá começar a dar-lhe beijinhos
(já o faz. E é tão bom! Umas vezes de forma doce, outras.... brutinha mesmo). Ao princípio, poderão parecer-lhe babosos e pegajosos, mas saberão tão bem! Quando o bebé estiver aborrecido, poderá emitir sons frenéticos ou guinchar para obter a sua atenção.

Poderá também estar preparado para tentar beber com um copo. Por isso, se ainda não tiver experimentado, esta pode ser a altura certa. (Considere isto como uma antecipação da altura de desabituar o bebé do biberão: os especialistas afirmam que é aconselhável desabituar o bebé do biberão por volta do primeiro aniversário, a fim de prevenir a dependência excessiva e evitar problemas dentários, para além de que a familiarização antecipada com o copo pode facilitar a transição.)

Um copo evolutivo com duas pegas facilita muito a aprendizagem do uso do copo, dado que o bebé pode segurá-lo com ambas as mãos. É de esperar alguma confusão ou mesmo resistência ao princípio mas, com persistência e prática, deverá habituar-se rapidamente.

É mesmo verdade!
Antes de começarem a andar, alguns bebés não chegam a gatinhar — em vez disso, preferem arrastar-se sobre o rabinho, rolar ou deslizar sobre a barriga.

Actividade da Semana
Torne as refeições mais interessantes com uma série de utensílios insólitos"

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

SETE MESES




"Já alguma vez ouviu a expressão "um belo rapaz saltitão"?

O seu próprio menino – ou menina – está pronto para saltitar, agora que os pequenos músculos das pernas estão suficientemente fortes para suportar o seu peso por alguns instantes, quando apoiado por si. Se colocar o seu bebé direito nas suas pernas, ele começará a saltitar. Este é um excelente exercício para as pernas e ajudará a prepará-lo para ficar de pé, gatinhar e eventualmente andar
(a Miminho saltita "que se farta". Mas o gatinhar.... not yet). Este interessante desenvolvimento é também mais uma lembrança de que está na altura de começar a preparar a sua casa para o gatinhar e o “andarinhar” que se avizinham.

Uma outra forma de ajudar o seu bebé a exercitar os músculos das pernas é colocá-lo suavemente na posição de pé, quando está sentado. Deixe-o agarrar-se aos seus dedos enquanto o puxa. Alguns bebés não conseguem imediatamente mas outros adoram “pôr-se” de pé.

É mesmo verdade
Um inquérito aos pais demonstrou que menos que um bebé em cada seis bebés de 6 meses dorme regularmente toda a noite, e alguns acordam até 8 vezes por noite
(hihihihi... a Mariana desde muito cedo que dorme oito/nove horas por noite. Só acorda - raramente - quando tem algum sonho mau).

Actividade da Semana
O seu bebé vai adorar descobrir o que está debaixo dos copos "

Primeira correspondência


(há já algum tempo que...) A Mariana recebeu a sua primeira carta.

Enquanto forem deste género..... se bem que quando chegar a altura dela receber as suas "cartas" de amor.... já nem devem ser por mensagem, e-mail, ..... o que aí virá? Confesso que não é assunto que, por enquanto, me preocupe.

Kisses 4 all

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CLAP CLAP


Há sensivelmente uma semana descobriu as..... PALMINHAS PALMINHAS!!!!!!!!!!!!

Agora não quer outra coisa. Dou-lhe a papa.... palminhas..... brinca..... palminhas..... muda a fralda.... palminhas...... palminhas.... palminhas....

Começaram as gracinhas. E é tão bom!!!!!!!!!!!!!

Kisses 4 all

Fazer ou não a recolha de células estaminais?