A Marianita tem:

Lilypie First Birthday tickers

terça-feira, 13 de abril de 2010

3 meses - actualização


Olá a toda(o)s

Tenho andado "desaparecida". Pois é.... o cansaço está a apoderar-se do meu corpo. Tenho sono, muito sono. E para alem disso fomos passar a Páscoa ao norte (mostrar o rebento à restante familia - foi um sucesso).
Mas deixo-vos o desenvolvimento do bebé actualizado. E prometo não ficar tanto tempo sem dar notícias.

3 MESES - PRIMEIRA SEMANA

Já aprendeu a embalar – agora prepare-se para rolar.

Entre os 3 e os seis meses, o bebé vai aprender a rolar. Os bebés activos que adoram endireitar e arquear as costas são mais propensos a rolar mais cedo que os bebés menos activos, que preferem ficar deitados e apreciar o que os rodeia.
(por vezes fica mas não por muito tempo. Ela gosta é de estar sentada)

Ambos os tipos de bebé irão provavelmente preparar-se para este grande momento do rolar, oscilando lateralmente quando estão de barriga para baixo. É por isso que é aconselhável certificar-se de que o seu bebé passa muito tempo no chão — é uma excelente oportunidade para ficar deitado (no chão ou numa manta) e movimentar-se e brincar consigo. O bebé não poderá treinar os movimentos de rotação se estiver na cadeira do carro, numa espreguiçadeira ou na cadeirinha o dia todo. O seu bebé começará por fazer pequenas flexões de braços e com um impulso conseguirá virar-se de costas. Eventualmente, acabará por conseguir voltar à posição de barriga para baixo.

O seu bebé também já consegue provavelmente sentar-se direito, quando apoiado por almofadas. Se o conseguir fazer por breves períodos de tempo sem que caia para a frente ou para o lado, então deixe-o divertir-se com o novo ângulo de visão que advém da posição sentada, mantendo-o sentado num carrinho de passeio ou ao seu lado no sofá. (Tenha atenção e não deixe um bebé, mesmo apoiado, sem ninguém a vigiar. Mesmo que aparentemente esteja estável, pode cair.)

É mesmo verdade
Os bebés tendem a chorar mais durante os primeiros três meses, pelo que a parte pior está a acabar. Em breve notará um decréscimo significativo no choro.

Actividade da Semana
Dê mais vida ao “Atirei o pau ao gato” com palmas ou saltos.

3 MESES - 2 SEMANAS


O palrar do seu bebé é cada vez mais forte, mas agora surgem também as consoantes, com “pês” e “bês” e “mês” e “lês”. (pois.... é uma tagarela.... mas é tão giro.... "fala" que se desunha. E também refila ;) )

É quando surgem os primeiros “mamã” e “papá”. Primeiro, o bebé não associa estes sons a qualquer significado em particular (embora você o faça) — são simplesmente mais fáceis de articular. (Facto interessante: "Mamã" e "Papá" e as variantes dos mesmos são as primeiras palavras mais comuns em qualquer língua.) Mas a grande resposta que dá a estas “palavras” incentiva o bebé a repeti-las.

O bebé já sabe também agora utilizar a voz para chamar a sua atenção. É mais importante que nunca continuar a “conversar” com o seu bebé. Quando ele balbucia vários “pês”, imite os sons como resposta. Utilize também a linguagem real. Chame o bebé pelo nome quando fala com ele. Os bebés adoram ser mimados e acarinhados quando os pais cantam para eles. (Não sabe nenhuma canção de embalar? As suas músicas pop favoritas ou uma canção de natal servem perfeitamente.)

Actividade da semana
O toque de um tambor improvisado é uma excelente lição sobre causa e efeito


Kisses 4 all


1 comentário:

  1. Lindona, adorei a tua bébé e tua ainda estas mais bonita.
    Espero q estejas bem e feliz
    E já tive melhores dias, mas nada que o tempo não ajude a sarar.
    envio te o meu blogue, vais perceber tudo, bjs grandes de saudades, sofia

    http://tresquinzedias.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Fazer ou não a recolha de células estaminais?