A Marianita tem:

Lilypie First Birthday tickers

sábado, 9 de janeiro de 2010

Ainda na maternidade....


Saí da sala de partos e... recobro. Cheia de tubos e... 1ª mamada. Como ainda só tinha colostro, a Mariana, depois de quinze, vinte minutos em cada mama, tinha que tomar suplemento - Nestle NANA. Segundo a enfermeira, a miuda come bem - 25ml de biberon - "Assim vai recuperar depressa" - dizia uma enfermeira - pois para alem de piquena, ela nasceu na escala oito de "Apgar" - o que, embora o máximo seja dez, oito é sinal de boa saúde.




O parto, uma vêz que foi de cesariana, nada custou. Mas o pós.... parecia uma velhota a andar. As dores não são nada fáceis e só me apetecia estar sempre dopada (recuperei em uma semana, sensivelmente).


Depois de todas as visitas irem embora (inclusive o pai, o que me custou), tratar dum ser tão pequeno, onde a experiência é zero.... é complicado. E embora pudesse chamar sempre que quisesse as enfermeiras.... mamar no máximo de quatro em quatro horas, mudar fralda, chorinhos pelo meio.... e dormir? NOP.... qualquer barulhinho que ela fizesse (e ainda assim é), lá eu acendia a luz e tentava adivinhar o que seria.

Por vezes, estranhava o silêncio e punha-me a ver se respirava..... que mãe tão tonta.

Na primeira noite.... já algo desesperada para dormir, resolvi colocar-lhe a chucha (e ela segurou-a - posto foto para que não pensem que já sofro de alucinações). Pensei se estaria a fazer a coisa certa mas.... precisava mesmo de dormir. E, apesar destes seres dependerem de nós, a nossa sanidade mental tem que estar operacional, caso contrário.... reflecte-se no bem estar da criança. Por isso... nunca deixem de pensar em vocês. Este é o meu primeiro conselho de mãe :)


Primeiros cuidados:

- limpar as "vergonhas" da Mariana - compressa embebida em água termal

- unhas compridas - na primeira semana não se podem cortar. Ou são limadas (primeira manicure) ou coloca-se umas luvinhas para que não se arranhem

- cordão umbilical - sempre que há uma muda de fralda, desinfecta-se com alcool. Sem receio pois é indolor. Demora sensivelmente uma semana a cair.

- temperatura do banho - 37ºc - começa-se sempre a lavar de cima para baixo

- limpar os olhos - soro fisiológico

- creme nas "vergonhas" - sempre que há uma muda de fralda e ficar uma camada do mesmo. No caso das meninas, não esquecer "as dobrinhas" ao lado da "patatéca"

- vestuário - o bebé não deve estar nem demasiado despido, nem demasiado vestido. Devemos vestí-lo como fazemos conosco. Borbulhinhas é sinal que o bebé está demasiado agasalhado.

- não deve ficar mais de três, quatro horas sem comer. Se estiver a dormir, devemos acordá-lo. Se insistir em dormir, temos que despertá-lo, por exemplo com a mudança da fralda, ou com uma banhoca

(entretanto se me lembrar de algo mais....)


É normal:

- mãos frias

- nos primeiros dias espirrar

(entretanto se me lembrar de algo mais...)


Aos poucos vou actualizando o blog. Sorry mas... o tempo ainda é escasso.... vocês entendem rigth?


Kisses 4 all

5 comentários:

  1. Mãe tonta NADA!! Eu apesar de trabalhar com babys há 7 anos tenho a certeza que vou ser igual :P

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana!
    Sua pequena Mariana é uma princesinha encantada!!!
    Linda, linda!!! Não sou mãe, mas acompanhei a criação de meu sobrinho, hoje com 21 anos, e vi que a gente aprende tudo junto com o bebê, aos bocadinhos!
    Obrigada pela visita!
    Beijins de calor carioca!

    ResponderEliminar
  3. olaaa
    eu tou gravida de 22 semanas, e descobri o teu blog atraves da starfish, adorei as dicas.
    tb vou ter uma menina ... a Ritinha
    parabens pela Mariana

    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. VEENY - é normal esta minha "tontice". bjocas
    ANDREIA - obgda pelo comentário. Calor carioca... hummmmmm.... sabia tão bem.... e uma água de côco... hummmmm... bjinhos
    LISA - parabens pela Ritinha. Qualquer dúvida, "chateia"..... ;) Bjiinhos

    ResponderEliminar
  5. A tua princesinha é linda :)
    Parabéns Mamã :)

    Beijinhos nossos
    Joana e Dinis

    ResponderEliminar

Fazer ou não a recolha de células estaminais?