
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Um ano passou........

Dia dos Avós

Tantas vezes olho para a minha menina e lembro-me dela.... não sei se é por ela ter nascido um dia depois do seu aniversário. Não sei se é por ela ter a côr dos seus olhos. Apenas sei que tantas vezes dou por mim a olhar para a minha filha e lembro-me da minha Estrela.
Vózinha... tenho pena de não teres conhecido em vida o meu maior tesouro. Onde quer que estejas.... "olha" pela tua bisneta e.... TENHO MUITAS SAUDADES TUAS.
Os avós da Miminho têm sido como se esperava: lamechas, babados, prestáveis, atenciosos, carinhosos, orgulhosos.... e tantos outros adjectivos (ficaria um Post enorme).
OBRIGADA AVÓS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Soluços

quarta-feira, 21 de julho de 2010
Encontro de gerações
Está com sono, choraminga... começo a cantar esta música e... sorriso na cara. Eu adorava e.... a Miminho também.
terça-feira, 20 de julho de 2010
A logística "das avós"

Um dos comentários d´"A Saga das avós já começou", levou-me a criar este post.
Uma das dúvidas que surgiu foi como geria toda a logística de "três casas" e a educação dada pelas "mesmas". Pois bem ArwenG, e outra(o)s curiosa(o)s.... quando dei inicio a esta "saga", distribui apenas pelas duas casas alguns brinquedos e o parque e uma cama de viagem (que serviram de cama). Assim as avós, aquando das sonecas da Mariana, estariam mais descansadas para tratar das suas lides domésticas. Em relação à alimentação, biberões, fraldas, .... as avós encarregaram-se, e encarregam-se, de comprar. Diariamente só tenho que me preocupar em levar duas mudas de roupa e um agasalho.
Relativamente à "educação".... bem... aqui o bom senso e o meu "feitio" entram em ação. Estão "proibidas" de colocar sal/açucar na comida. Em relação às horas das refeições.... relatei-lhes o que a pediatra recomendou e até agora tudo tem corrido bem. Se andam muito com ela ao colo, se não a adormecem na cama, etc, acredito que por vezes até aconteça. Mas não por sistema. Até porque não têm empregadas e também têm os seus afazeres. E muito sinceramente.... mimar é tão bom (quer para nós quer para eles). Uma criança que cresça com carinho, atenção, será concerteza uma pessoa mais segura. E temos de aproveitar. Não tarda nada a Mariana está mais crescidita e será concerteza mais "independente".
Em tudo há que ter bom senso. E se algo acontecer que não goste, não tenho problema nenhum em dizer que não quero que façam isto, ou aquilo.
Para alem de tudo isto, quem garante que nos infantários seguem todas as nossas recomendações..... Enfim.... há que estar atento e não "obcecado".
Espero ter respondido ;)
Kisses 4 all
Seis meses e três semanas

Embora a posição ideal para dormir continue a ser de costas, e é nessa posição que o deve deitar, não se preocupe muito se ele se virar e não é necessário virá-lo novamente quando está a dormir. O risco de Síndrome da Morte Súbita do Lactente está já a reduzir nesta idade. O risco maior para um bebé que rebola é de cair de uma superfície mais alta. Nunca deixe o bebé deitado sem supervisão numa cama de adulto, por exemplo, ou em cima do mudador, uma vez que o bebé pode facilmente rebolar e cair. Certifique-se de que o mantém sempre debaixo de olho quando o bebé está numa superfície elevada.
Lembre-se que etapas, como rebolar e sentar, variam muito de bebé para bebé. Um bebé mais gordinho, por exemplo, por vezes tem mais dificuldades em sentar-se direito porque tomba com maior facilidade. Por outro lado, esta tendência para cair pode fazer com que aprenda mais rapidamente a rebolar. Evite fazer comparações com outros bebés (detesto comparações na sua generalidade) e centre-se antes no maravilhoso desenvolvimento contínuo que o seu pequenito começa a dominar.
É mesmo verdade
Actualmente, as crianças constituem cerca de um quarto da população dos EUA. No final do “baby boom” em 1964, essa proporção chegou aos 36%.
Actividade da Semana
Transforme o estar ao colo num jogo animado, cheio de surpresas"
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Consulta dos seis meses

UPDATE!

Já há algum tempo que não faço a descrição do desenvolvimento do bebé semana a semana. E sei que alguma(un)s de vocês gostam destes posts.
As minhas desculpas e.... aqui fica:
6 MESES
"O desenvolvimento do seu bebé está agora a seu favor quando ele está birrento: distrai-se com facilidade.
Intensamente interessado no mundo que o rodeia, o seu cérebro em rápido desenvolvimento centra-se em coisas novas e diferentes. Por isso, quando o seu bebé estiver irritado, utilize o seu interesse crescente nas novidades em seu benefício fazendo um barulho diferente, cantando uma canção (ADORA), batendo levemente numa panela – qualquer alteração à norma pode tirá-lo do seu estado de irritação. Por vezes, basta sair à rua para o mau-humor desaparecer.
Claro que estas distracções desaparecem rapidamente pelo que deve desenvolver, e lembrar-se, de diferentes formas de manter o seu bebé bem-disposto. De igual forma, certifique-se de que um dos motivos principais da irritação não é também a causa: veja a fralda (não é motivo de choro) , se ele tem fome, se tem de arrotar ou está simplesmente com sono. Se todas as necessidades básicas estiverem tratadas, pode ser que uma alteração de cenário ou alguma brincadeira sejam suficientes para afastar o aborrecimento.
É mesmo verdade
Um bebé necessita muita energia para alimentar o seu corpo em crescimento. Se fosse do seu tamanho, necessitaria de o dobro das calorias indicadas para si.
Actividade da Semana
Junte o “faz-de-conta” à hora da refeição, com a ajuda do brinquedo favorito"
..................................................................................
6 MESES E UMA SEMANA
"Agora que o seu bebé já se senta bem, tem uma visão completamente nova do mundo – e a mamã tem uma visão nova do seu bebé.
Por esta altura, a maior parte dos bebés têm força para, pelo menos, se sentar brevemente, com algum apoio, ou para se equilibrar inclinando-se para a frente com o apoio dos braços. Aos 7 meses, a maior parte dos bebés conseguem sentar-se sozinhos. Proporcione-lhe várias oportunidades para se sentar no chão — pode mantê-lo interessado mostrando-lhe diferentes brinquedos ou sentando-se com ele para verem livros em conjunto.
O sentar sozinho é um feito importante, mas é também um grande passo na aprendizagem do gatinhar. Depois do seu bebé se conseguir sentar, é apenas uma questão de tempo, força e coordenação até se inclinar para a frente e deslocar-se com o auxílio das mãos e dos joelhos. Alguns bebés começam a gatinhar (ou a deslocar-se de outra forma precoce de locomoção, como o arrastar-se) por volta dos seis meses, embora a maior parte comece entre os 7 e os 9 meses. Pode tentar incentivar este movimento de avanço colocando brinquedos um pouco fora do alcance do bebé, quando este estiver sentado.
É mesmo verdade
O seu bebé pode ouvir sons numa língua estrangeira que o ouvido adulto não consegue distinguir. Mas por volta dos seis meses, o bebé começa a filtrar os sons.
Actividade da Semana
O seu pequenito irá adorar ver caras de pessoas conhecidas (Adora pois)"
"O palrar crescente do seu bebé indica que ele está cada vez mais próximo de falar. (irra... "fala" que se farta. Mas é tão bom)
Embora a sua capacidade de construir palavras e frases esteja ainda a meses de distância de ser compreensível. Poderá ouvir a mesma sílaba repetida sem fim, com variações de tom e entoação. Ou então o seu bebé poderá fazer sons mais complicados, como juntar duas ou três sílabas. Ele está, de facto, a experimentar sons que a voz consegue produzir colocando a língua ou os lábios em posições diferentes – como um músico a testar um novo instrumento. - cada dia há um tom e som diferente ;)
Embora o seu bebé não tenha ainda qualquer significado para estas pré-palavras, a sua atenção ajuda-o a entender o poder que elas encerram e, eventualmente, o seu objectivo. Ouça com atenção, como se o entendesse perfeitamente. Palre ou responda-lhe. Esta é também uma excelente ocasião para introduzir sons de animais (como “mé-mé” ou “quá-quá”), cuja novidade será divertida.
É mesmo verdade
As otites são mais comuns em crianças entre os 6 meses e os 3 anos de idade. Por volta dos 3 anos, mais de 70% das crianças já tiveram, pelo menos, uma otite.
Actividade da Semana
“Agora está aqui, e agora já não está”, com um brinquedo de surpresa simples e feito em casa."
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Amo-te muito VóVó
sexta-feira, 9 de julho de 2010
"NOITADA"

quarta-feira, 7 de julho de 2010
"BACK TO THE FUTURE"

terça-feira, 6 de julho de 2010

O que acham deste artigo da Isabel Stilwell?
A SAGA DAS AVÓS JÁ COMEÇOU

Desde "sempre", e com o consentimento das respectivas, que a nossa ideia era esta. Por dois motivos: monetários e "segurança". O facto de deixar a minha filha, tão pequena e habituada ao sossego de casa durante seis meses, com "estranhos... não me agradava. Se não tivesse outra opção, lá teria de ser. Mas como tenho... porque não?!
Calor ou dentes? Ou ambos?

SLING VERANEANTE ;)

quinta-feira, 1 de julho de 2010
Enjoos de grávida....
