A Marianita tem:

Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

20 semanas


"O bebé está a aprender a engolir.
(...)O bebé pesa agora cerca de 300 gramas. Tem cerca de 16,50 centímetros de comprimento, da cabeça até ao rabinho, e cerca de 25,5 centímetros da cabeça ao calcanhar. (Nas primeiras 20 semanas, utilizamos a medida do topo da cabeça do bebé até ao rabinho. A partir daqui, utilizamos as medições da cabeça até aos pés. Isto deve-se ao facto de o bebé enrolar as pernas contra o peito durante a primeira metade da gravidez, dificultando a medição.)


Todo o corpo do bebé está coberto por uma substância branca gordurosa chamada vernix caseosa, que protege a pele durante a sua longa imersão em líquido amniótico. Quando chegar a altura, este macio revestimento também facilitará a passagem pelo canal de parto.

O bebé já engole mais, o que constitui um bom treino para o sistema digestivo. Começou também a produzir mecónio, uma substância preta e pegajosa composta por células mortas, secreções digestivas e líquido amniótico ingerido. Este mecónio vai-se acumulando nos intestinos e fará a sua aparição na primeira fralda suja do bebé (embora alguns bebés o eliminem no útero ou durante o trabalho de parto).

É mesmo verdade:
60 por cento das futuras mães dizem ter-se sentido felizes e descontraídas no segundo trimestre. Apenas 28 por cento se sentiram assim no primeiro trimestre."


Eu não sei em que percentagem estou, mas até agora não tem sido nada fácil.

Sábado passado ia desmaiando numa superfície comercial.

Ontem vomitei e fui para casa ao final da manhã. Mas foi tudo mesmo fora. Até que já não havia mais nanda e... suco gástrico.

Hoje voltei a sentir-me mal disposta mas estou a conseguir aguentar o trabalho.
A médica desconfia de hipoglicémia. Em Outubro já faço as análises e agora, com a dieta, é provável que passe.

Enfim...........

A compensação foi ontem ao final da tarde/noite, ter sentido pela primeira vez suaves pontapés (provavelmente já tinha sentido mas como não páro quieta). E o pai também sentiu ;)
É uma sensação tão boa!!!!!!!!!!!!!
Kisses 4 all

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fazer ou não a recolha de células estaminais?