A Marianita tem:

Lilypie First Birthday tickers

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Segurança automóvel - conselhos úteis

- Nunca transporte o "ovo" no banco dianteiro, mesmo com o airbag desligado. Embora a legislação em Portugal o permita, vários dados estatisticos demonstram que em caso de acidente, os danos são mais graves se o bebé for no banco da frente. Em alguns países da Comunidade Europeia transportar cadeiras à frente já é proibido.

- Os cintos da cadeira devem passar na ranhura abaixo do ombro do bebé (posicionada atrás) para que não fique nenhuma folga entre a cadeira e o bebé.

- A distância entre o bebé e o cinto deve ser apenas confortável. Um dedo de intervalo é demasiado. Ajuste os cintos até ficarem justos mas não apertados.

- Apesar de a legislação portuguesa não obrigar ao uso de cadeiras auto nos táxis, nunca ande com uma criança desprotegida neste meio de transporte. Se tiver que utilizar um táxi, use a sua própria cadeira. O colo da mãe ou do pai não é seguro, mesmo que a criança vá firmemente apertada com os braços ou presa com o cinto de segurança que também prende o adulto.

- As crianças que já não necessitam de cadeira devem continuar a viajar nos bancos traseiros no caso do automóvel ter airbag pois este dispositivo está concebido para a protecção de adultos. A abertura de um airbag pode causar danos sérios ou mesmo a morte a um adolescente.

- NUNCA facilite! Muitos danos irreversíveis em bebés e crianças são consequência de travagens bruscas e de acidentes em percursos pequenos. As estatisticas apenas falam de acidentes mortais, mas raramente se fala em danos permanentes como a paralisia total ou parcial em consequência de acidentes com bebés ou crianças que viajam em cadeiras mal colocadas ou que viajam mesmo sem qualquer tipo de protecção.

E para a futura Mamã!!!
Viaje sempre com o cinto de segurança abaixo da barriga para que em caso de impacto não haja pressão sobre o bebé.



Boa viagem! ;)

4 comentários:

  1. São sempre úteis e bem-vindos!
    Mas sabes que em Espanha (Foi como me ensinaram) as grávidas utilizam os cintos de outra maneira.
    Porque quer queiramos quer não, quando ainda estamos de algumas semanas (como nós) o bebé está em baixo e não ao meio da barriga, ou seja o cinto magoa na mesma no caso de acontecer algo.
    Então uma rapariga espanhola que conheci ensinou-me a técnica de lá... que é passar o cinto para trás das costas e encaixa-lo no respectivo sítio. Depois a parte que fica a atravessar o peito passas para a tua frente e a que fica por baixo fica atrás das costas. Ou seja ficamos presas na mesma mas somente com o cinto a atravessar.
    Achei a ideia boa e passei a utilizá-la.
    :P
    Espero ter ajudado também nos teus conselhos Ana.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Brigida
    Obgda pelo teu comentário.
    Obvio q é bem vindo. Eu não sou nenhuma especialista. Tento tornar este blog um espaço tb de ajuda p mamãs e futuras mamãs.
    Continua bale ;)

    Kisses

    ResponderEliminar
  3. Tava-me a referir que os teus é que eram :P
    HHEHE

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Sorry... deixaste-me baralhada.... ou então ainda não acordei :)

    Kisses

    ResponderEliminar

Fazer ou não a recolha de células estaminais?