
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
I´m here!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Nove meses e três semanas

Também se está a tornar mais social de dia para dia. Alguns dos seus truques favoritos: bater palmas, especialmente quando está contente ou encantado, por exemplo, quando está a brincar (há muito que bate palmas com as mãos direitas e de forma "ruidosa"); dizer adeus com a mão (também há muito que o faz); apontar com o dedo (nova "mania"), como se quisesse indicar o que quer ou quando vê algo novo e interessante; soltar guinchos muito altos para chamar a sua atenção (xiiii, os meus ouvidos não agradecem nada. Então quando sai de casa... os vizinhos já sabem que... "Mariana is on the house" hihihi); rir-se de expressões ou sons patetas; gritar num tom específico para transmitir um “pedido” especial (por ex: é assim que nos chama).
(Rapidamente conseguirá reconhecer este grito choroso, e com um objectivo específico, que também tem tendência para parar imediatamente quando consegue o que quer.) Embora alguns destes desenvolvimentos sejam necessariamente mais encantadores do que outros, deve orgulhar-se pelo facto de o bebé se estar a tornar tão versátil no que toca a expressar-se.
Todos representam a sua capacidade de associar uma realização física com um significado emocional — uma ligação bastante impressionante.
É mesmo verdade!
Boas notícias: Actualmente, menos de 2 por cento das crianças com idades compreendidas entre 1 e 5 anos têm níveis preocupantes de chumbo no sangue, comparativamente com 88 por cento nos anos 70.
Actividade da semana
Desenhe rostos nos seus dedos e crie uma música favorita"
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Nove meses e....

Muitos bebés desta idade começam a demonstrar sinais de receio ou timidez quando estão perante estranhos - com a Mariana não é assim. É uma "Maria Vai Com Todos". Se bem que lá de vêz em quando....).
Alguns até começam a afastar-se dos familiares e amigos próximos, e só querem estar perto da mãe. Esta fase pode ser tão breve que nem dará por ela, ou então pode durar meses, consoante o temperamento da criança.
Ajude o bebé a aprender a sentir-se à vontade na companhia de estranhos expondo-o com maior frequência a pessoas que desconhece.
Avise as pessoas em questão para não se introduzirem no seu espaço de forma demasiado forçada: têm mais probabilidades de serem bem aceites se procederem lentamente, sem parecer que lhe dão demasiada atenção ao princípio - pois... isto é mais complicado. Há pessoas, e muitas, que não entendem o que é o espaço de uma criança
Em seguida, podem sorrir para o bebé à distância ou oferecer um brinquedo interessante, enquanto está sentado no porto de abrigo seguro e confortável que representa o seu colo.
À medida que o bebé se vai habituando à presença de estranhos, poderá sentir-se mais à vontade e começar a reagir da mesma forma encantadora de sempre.
É mesmo verdade
A gordura dos bebés, que ajuda a manter a temperatura corporal, atinge um máximo por volta dos 9 meses de idade. Normalmente, desaparece durante o segundo ano de vida.
Actividade da semana
Faça de uma caixa de cartão a casa de brincar do bebé. "
.... DUAS SEMANAS:
Uma vez que esteja lançado, poderá ter dificuldade em detê-lo para fazer outra coisa. Poderá nem parar quieto para mudar a fralda ou para comer!
A fim de incentivar o bebé a andar, segure-lhe as mãos (de frente para ele) quando está de pé e tente fazer com que dê um passo na sua direcção. Alguns bebés de 9 meses estão preparados para serem puxados e se deslocarem.
Poderá ouvir a história de avozinha segundo a qual não é bom para um bebé começar a andar cedo, já que pode causar o arqueamento das pernas ou interferir com o bom crescimento dos pés.
Bem, não é verdade. O seu bebé só começará a andar quando estiver pronto a fazê-lo, e quer os seus primeiros passos reais comecem cedo quer daqui a vários meses, não existe qualquer motivo pelo qual o deva abrandar. - já se põe em pé com uma facilidade.... medonha.... e adora estar no chão. Gatinha dum lado para o outro com uma "rapidez"... ai ai....
É mesmo verdade!
Pelo menos um dos pais de um quinto das crianças americanas nasceu no estrangeiro.
Actividade da semana
Deixe o seu macaquinho de imitação brincar aos cozinheiros com um monte de farinha e alguns utensílios de cozinha."
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Votem na minha Miminho!!!!!!!!!!!
A minha Miminho está a participar numa campanha da NUK.
Para ajudarem, cliquem neste link.
Obrigada
Kisses 4 all
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
A "Mariana" quer..........

terça-feira, 28 de setembro de 2010
ATCHIM!!!!!!!!!!!!!!!!!

NOVE MESES

Esta é uma proeza que requer força e equilíbrio, motivo pelo qual demora algum tempo. A maior parte dos bebés passa um certo tempo de pé segurando-se aos móveis, sem conseguir dar um passo em frente. Outros rapidamente descobrem que podem caminhar – dando alguns passos hesitantes de cadeira para cadeira.
Assim que o bebé passar para esta fase, pense em mudar ou rodar alguns móveis para que os possa utilizar como apoios para se deslocar numa sala. Esta disposição criativa ajudará a estimular a sua confiança e, à medida que os passos se forem tornando menos hesitantes, poderá começar a colocar as cadeiras na sua posição habitual e a encorajar os passos sem apoio.
A maior parte dos bebés dá os primeiros passos independentes por volta do primeiro aniversário, mas há uma grande margem para a concretização deste marco de desenvolvimento. Alguns bebés começam a andar aos 7 ou 8 meses, enquanto outros, também perfeitamente normais, só começam a dar um ar da sua graça por volta dos 17 ou 18 meses.
É mesmo verdade!
Por volta dos 8 meses, a maior parte dos bebés consegue aprender a língua gestual, quer através de gestos formalizados, quer de gestos simples, como dizer adeus com a mão ("diz" adeus, aponta, afasta quando não quer algo, empurra, "bate", faz festinhas....).”
Actividade da Semana
Alimentos e molhos com cores vivas constituem uma palete perfeita para a arte comestível."
Mais uma... queda....

Oito semanas e.....

"Normalmente, as fases do gatinhar acontecem como se segue: da posição sentada para a posição de gatas, o balanço para trás e para a frente (foi assim que ela deu a primeira queda - boca ao chão), e finalmente o empurrar com o joelho — e então começa a deslocar-se para a frente (ou para trás). No entanto, existem imensas variantes deste processo.
Muitos bebés nunca chegam a gatinhar de todo. Simplesmente levantam-se e acabam por se tornar suficientemente fortes para sustentarem o corpo e começarem a caminhar (andam segurando-se aos móveis). Outros desenvolvem um estilo de gatinhar que mais se parece com os soldados a arrastarem-se entre os arbustos ou macaquinhos a deslocarem-se sobre os dedos das mãos e dos pés. De uma forma ou de outra, o bebé em breve se tornará cada vez mais rápido.
Proporcione-lhe muito espaço para se mover com segurança. Pense em reposicionar os móveis de grandes dimensões (em particular aqueles que têm cantos bicudos), como por exemplo as mesas baixas, durante algum tempo, a fim de proporcionar um bom espaço aberto. Quando o bebé começar a gatinhar regularmente, pense em instalar uma espécie de percurso de obstáculos com almofadas e caixas para que possa aguçar ainda mais as suas capacidades motoras (quais almofadas.... ela afasta-as).
É mesmo verdade!
Mais de 80 por cento das crianças desde o nascimento até aos 3 anos de idade recebem as vacinas recomendadas.
Actividade da Semana
Crie um livro com abas para levantar cheio de rostos para cativar o bebé."
..........................................................
.... e três semanas:
"Um dia destes, entrará no quarto do bebé e encontrá-lo-á de pé a sorrir para si em vez de deitado, tal como o deixou. Muitos bebés de 8 meses são suficientemente fortes para se erguerem e manterem a posição segurando-se à mãe ou à mobília. Efectivamente, um dos aspectos um tanto cómicos desta fantástica fase do desenvolvimento é o facto de alguns bebés saberem levantar-se, mas não voltar a sentar-se. Manter-se-ão de pé enquanto conseguirem para finalmente caírem ou gritarem por ajuda (pois... mas ela levanta-se, senta-se, cai....).
Aproveite esta maravilhosa fase de desenvolvimento (maravilhosa???????????? É uma carga de trabalhos para adormecer. Só quer estar levantada e dormir.... tá quieta. ARGH)para inspeccionar a casa de uma altura ligeiramente superior à de quando o bebé se limitava a bater as pernas ou a gatinhar. Certifique-se de que estão fora do alcance o mobiliário mais leve e outros objectos que poderão tombar se o bebé se agarrar. Assegure-se também de que não existe nada à volta da cama de grades que o bebé não conseguia alcançar anteriormente e que consegue agora.
É mesmo verdade!
Até os bebés que não andam na creche têm probabilidades de apanhar entre quatro e dez constipações no primeiro ano de vida. Na adolescência, o número desce para cerca de três.
Actividade da Semana
As maracas caseiras porão o seu bebé a mexer-se e a dançar ao som da sua música favorita."
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
A "Minha Chucha"


Oito meses e duas semanas

Normalmente, as fases do gatinhar acontecem como se segue: da posição sentada para a posição de gatas, o balanço para trás e para a frente, e finalmente o empurrar com o joelho — e então começa a deslocar-se para a frente (ou para trás). No entanto, existem imensas variantes deste processo. - a Mariana ora usa os joelhos ou.... pensa que é uma esfregona e arrasta-se pelo chão :)
Muitos bebés nunca chegam a gatinhar de todo. Simplesmente levantam-se e acabam por se tornar suficientemente fortes para sustentarem o corpo e começarem a caminhar (andam segurando-se aos móveis). Outros desenvolvem um estilo de gatinhar que mais se parece com os soldados a arrastarem-se entre os arbustos ou macaquinhos a deslocarem-se sobre os dedos das mãos e dos pés. De uma forma ou de outra, o bebé em breve se tornará cada vez mais rápido.
Proporcione-lhe muito espaço para se mover com segurança. Pense em reposicionar os móveis de grandes dimensões (em particular aqueles que têm cantos bicudos), como por exemplo as mesas baixas, durante algum tempo, a fim de proporcionar um bom espaço aberto. Quando o bebé começar a gatinhar regularmente, pense em instalar uma espécie de percurso de obstáculos com almofadas e caixas para que possa aguçar ainda mais as suas capacidades motoras. - pfffff... qual almofadas qual quê! Ela tira-as do caminho e vai directamente para onde quer.....
É mesmo verdade!
Mais de 80 por cento das crianças desde o nascimento até aos 3 anos de idade recebem as vacinas recomendadas.
Actividade da Semana
Crie um livro com abas para levantar cheio de rostos para cativar o bebé."
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
"Quando tiver dezoito anos.....
terça-feira, 7 de setembro de 2010
É oficial: a 1ª queda

Agora a Miminho já dorme............. mas eu não consigo esquecer aquele choro tão alto; o lábio dela sangrou e ficou inchado.......
Oito meses e uma semana

Cada bebé parece ter a sua própria forma de dizer adeus. Alguns, em particular ao princípio, abrem e fecham o punho deixando antever um gesto. Outros esticam os braços para cima ou abanam a cabeça de um lado para o outro. É preciso uma certa motricidade fisica para acenar como uma Rainha (ou do Papá e da Mamã).
Por vezes, a mãe irá notar que o bebé começa a dizer adeus muito depois de ela o ter feito e de ter retomado as suas actividades. Embora cómico, este é um sinal positivo. O bebé está a processar a ideia de dizer adeus e a experimentá-la, mesmo que a pessoa à qual diz adeus não consiga ver e já tenha saído há muito. Este é um passo, ou melhor um gesto, na direcção certa.
É mesmo verdade!
O seu bebé curioso de 8 meses adora explorar, mas não espere que a sua atenção dure mais de dois ou três minutos de cada vez. - A Miminho quando vê algo que quer, não descansa enquanto não tem. E por vezes, se realmente é algo que ela queria, fica a brincar bem mais que os três minutos.
Actividade da Semana
O seu futuro caminhante adorará treinar as pernas dando pontapés numa bola grande." - xiiiii. Há que tempos que ela "chuta" no ar.....
domingo, 5 de setembro de 2010
Medo, muito MEDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


terça-feira, 31 de agosto de 2010
Tanta coisa....



quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Oito Meses

Poderá até começar por um exercício de “pré-gatinhar”, balançando o corpo para trás e para a frente sobre as mãos e os joelhos, com o tronco paralelo ao chão. Ficará encantada com esta proeza admirável — o bebé começará a gatinhar muito em breve. Alguns bebés começam a fazê-lo muito rapidamente, enquanto outros continuarão a arrastar-se e a balançar o corpo sem sair do mesmo sítio durante semanas antes de conseguirem deslocar-se de facto. A maior parte dos bebés começa a gatinhar entre os 7 e os 10 meses.
Alguns nunca chegam a gatinhar de todo e esperam a hora em que se sentem prontos para andar!
Pode incentivar o bebé a adoptar a posição de pré-gatinhar, colocando brinquedos ou outros objectos à sua frente quando está sentado no chão, ou sentar-se a uma curta distância à sua frente e chamá-lo. Mantenha uma expressão divertida e alegre (não se trata de uma corrida!) e pare o jogo se o bebé mostrar sinais de frustração por não se conseguir deslocar.
É mesmo verdade!
Quando o bebé tiver de 6 a 8 meses, a sua visão terá alcançado níveis de nitidez e de percepção da profundidade semelhantes aos dos adultos.
Actividade da Semana
Utilize uma fralda suspensa para uma óptima sessão de aprendizagem sobre a permanência dos objectos."
A Mariana não gatinha ainda. O que ela faz é andar.... para trás :D Mas já é um "perigo" deixá-la sozinha. Ela rodopia bastante, muda de posição de forma muito rápida. Ai ai...nem quero imaginar quando começar a andar. Aí é que não vou fazer mesmo nada. E já sei que tenho que preparar a casa "à prova de... Mariana" ;)
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Pão

terça-feira, 17 de agosto de 2010
SHOPPING!


segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Na hora de ir de ferias

domingo, 15 de agosto de 2010
Sete meses e três semanas

Alguns dos conceitos poderão parecer-lhe básicos, mas para um bebé são autênticas revelações. Um exemplo desses conceitos é a “permanência dos objectos”, isto é, compreender que um objecto continua a existir, mesmo que tenha desaparecido do campo de visão.
É por este motivo que o jogo do “cu-cu” é um dos jogos preferidos dos bebés (e da Mariana também). Antes, o bebé podia ficar perturbado quando a mãe desaparecia (mesmo que se limitasse a esconder o rosto atrás das mãos): não percebia para onde tinha ido. Agora sabe que, quando tapa o rosto, continua presente – e fica encantado por descobrir que não está enganado quando a mãe afasta as mãos e diz carinhosamente "Buu!"
Pode experimentar uma variante deste jogo que consiste em tapar um brinquedo com uma manta ou segurá-lo atrás das costas durante alguns segundos. De modo semelhante, se o bebé deixar cair um brinquedo ou a chupeta para fora da cama de grades, poderá procurá-la por cima das grades, enquanto antes começava a chorar porque o objecto havia “desaparecido”. Esta etapa representa mais um passo emocionante que o afasta do total desamparo de bebé pequeno e o projecta para a auto-confiança de um bebé mais crescido.
É mesmo verdade!
Até o bebé ter um ano de idade, não deve beber leite de vaca. Um dos principais motivos é o seu elevado teor de sódio que é prejudicial para os rins.
Actividade da Semana
Assim que o seu bebé se começar a deslocar, torne o gatinhar num jogo divertido"
Sete meses e uma semana, e duas....

"Depois de o bebé se tornar mestre na arte de segurar objectos, surge outra fase empolgante (embora subtil): passá-los de uma mão para a outra.
Por ora, o bebé utiliza ambas as mãos de igual modo, tanto que não conseguirá distinguir se é esquerdino ou destro. Efectivamente, a destreza manual só se torna evidente muito mais tarde. (Poderá tornar-se perceptível a preferência por uma das duas mãos por volta dos 9 meses mas, mesmo nessa altura, os bebés têm tendência para o ambidestrismo – isto é, para o uso de ambas as mãos com igual destreza — sendo que esta situação pode durar até entrarem na escola.)
Ofereça ao bebé brinquedos com texturas e sons diferentes, bem como outros objectos interessantes (mas seguros) com os quais possa brincar e que possa explorar. Os brinquedos mais apreciados incluem brinquedos de borracha para apertar, brinquedos que baloiçam e se voltam a pôr de pé, brinquedos com luzes ou música e bolas macias em tecido ou borracha. De vez em quando, alterne os brinquedos disponíveis para manter o interesse do bebé.
É mesmo verdade!
Em todas as culturas — das ocidentais, às latino-americanas ou africanas – os bebés demonstram cada vez mais a chamada ansiedade da separação entre os 6 e os 15 meses de idade. (ó pá..... não quero)
Actividade da Semana
Use imagens na hora de contar a história, como figuras em feltro que representam a acção"
........................................
.... e duas semanas:
"O bebé aprende a reconhecer emoções e estados de espírito, e descobre novas formas de demonstrar como se sente emocionalmente.
Um exemplo maravilhoso: poderá começar a dar-lhe beijinhos (já o faz. E é tão bom! Umas vezes de forma doce, outras.... brutinha mesmo). Ao princípio, poderão parecer-lhe babosos e pegajosos, mas saberão tão bem! Quando o bebé estiver aborrecido, poderá emitir sons frenéticos ou guinchar para obter a sua atenção.
Poderá também estar preparado para tentar beber com um copo. Por isso, se ainda não tiver experimentado, esta pode ser a altura certa. (Considere isto como uma antecipação da altura de desabituar o bebé do biberão: os especialistas afirmam que é aconselhável desabituar o bebé do biberão por volta do primeiro aniversário, a fim de prevenir a dependência excessiva e evitar problemas dentários, para além de que a familiarização antecipada com o copo pode facilitar a transição.)
Um copo evolutivo com duas pegas facilita muito a aprendizagem do uso do copo, dado que o bebé pode segurá-lo com ambas as mãos. É de esperar alguma confusão ou mesmo resistência ao princípio mas, com persistência e prática, deverá habituar-se rapidamente.
É mesmo verdade!
Antes de começarem a andar, alguns bebés não chegam a gatinhar — em vez disso, preferem arrastar-se sobre o rabinho, rolar ou deslizar sobre a barriga.
Actividade da Semana
Torne as refeições mais interessantes com uma série de utensílios insólitos"
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
SETE MESES

"Já alguma vez ouviu a expressão "um belo rapaz saltitão"?
O seu próprio menino – ou menina – está pronto para saltitar, agora que os pequenos músculos das pernas estão suficientemente fortes para suportar o seu peso por alguns instantes, quando apoiado por si. Se colocar o seu bebé direito nas suas pernas, ele começará a saltitar. Este é um excelente exercício para as pernas e ajudará a prepará-lo para ficar de pé, gatinhar e eventualmente andar (a Miminho saltita "que se farta". Mas o gatinhar.... not yet). Este interessante desenvolvimento é também mais uma lembrança de que está na altura de começar a preparar a sua casa para o gatinhar e o “andarinhar” que se avizinham.
Uma outra forma de ajudar o seu bebé a exercitar os músculos das pernas é colocá-lo suavemente na posição de pé, quando está sentado. Deixe-o agarrar-se aos seus dedos enquanto o puxa. Alguns bebés não conseguem imediatamente mas outros adoram “pôr-se” de pé.
É mesmo verdade
Um inquérito aos pais demonstrou que menos que um bebé em cada seis bebés de 6 meses dorme regularmente toda a noite, e alguns acordam até 8 vezes por noite (hihihihi... a Mariana desde muito cedo que dorme oito/nove horas por noite. Só acorda - raramente - quando tem algum sonho mau).
Actividade da Semana
O seu bebé vai adorar descobrir o que está debaixo dos copos "
Primeira correspondência
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
CLAP CLAP
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Um ano passou........

Dia dos Avós

Tantas vezes olho para a minha menina e lembro-me dela.... não sei se é por ela ter nascido um dia depois do seu aniversário. Não sei se é por ela ter a côr dos seus olhos. Apenas sei que tantas vezes dou por mim a olhar para a minha filha e lembro-me da minha Estrela.
Vózinha... tenho pena de não teres conhecido em vida o meu maior tesouro. Onde quer que estejas.... "olha" pela tua bisneta e.... TENHO MUITAS SAUDADES TUAS.
Os avós da Miminho têm sido como se esperava: lamechas, babados, prestáveis, atenciosos, carinhosos, orgulhosos.... e tantos outros adjectivos (ficaria um Post enorme).
OBRIGADA AVÓS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Soluços

quarta-feira, 21 de julho de 2010
Encontro de gerações
Está com sono, choraminga... começo a cantar esta música e... sorriso na cara. Eu adorava e.... a Miminho também.
terça-feira, 20 de julho de 2010
A logística "das avós"

Um dos comentários d´"A Saga das avós já começou", levou-me a criar este post.
Uma das dúvidas que surgiu foi como geria toda a logística de "três casas" e a educação dada pelas "mesmas". Pois bem ArwenG, e outra(o)s curiosa(o)s.... quando dei inicio a esta "saga", distribui apenas pelas duas casas alguns brinquedos e o parque e uma cama de viagem (que serviram de cama). Assim as avós, aquando das sonecas da Mariana, estariam mais descansadas para tratar das suas lides domésticas. Em relação à alimentação, biberões, fraldas, .... as avós encarregaram-se, e encarregam-se, de comprar. Diariamente só tenho que me preocupar em levar duas mudas de roupa e um agasalho.
Relativamente à "educação".... bem... aqui o bom senso e o meu "feitio" entram em ação. Estão "proibidas" de colocar sal/açucar na comida. Em relação às horas das refeições.... relatei-lhes o que a pediatra recomendou e até agora tudo tem corrido bem. Se andam muito com ela ao colo, se não a adormecem na cama, etc, acredito que por vezes até aconteça. Mas não por sistema. Até porque não têm empregadas e também têm os seus afazeres. E muito sinceramente.... mimar é tão bom (quer para nós quer para eles). Uma criança que cresça com carinho, atenção, será concerteza uma pessoa mais segura. E temos de aproveitar. Não tarda nada a Mariana está mais crescidita e será concerteza mais "independente".
Em tudo há que ter bom senso. E se algo acontecer que não goste, não tenho problema nenhum em dizer que não quero que façam isto, ou aquilo.
Para alem de tudo isto, quem garante que nos infantários seguem todas as nossas recomendações..... Enfim.... há que estar atento e não "obcecado".
Espero ter respondido ;)
Kisses 4 all
Seis meses e três semanas

Embora a posição ideal para dormir continue a ser de costas, e é nessa posição que o deve deitar, não se preocupe muito se ele se virar e não é necessário virá-lo novamente quando está a dormir. O risco de Síndrome da Morte Súbita do Lactente está já a reduzir nesta idade. O risco maior para um bebé que rebola é de cair de uma superfície mais alta. Nunca deixe o bebé deitado sem supervisão numa cama de adulto, por exemplo, ou em cima do mudador, uma vez que o bebé pode facilmente rebolar e cair. Certifique-se de que o mantém sempre debaixo de olho quando o bebé está numa superfície elevada.
Lembre-se que etapas, como rebolar e sentar, variam muito de bebé para bebé. Um bebé mais gordinho, por exemplo, por vezes tem mais dificuldades em sentar-se direito porque tomba com maior facilidade. Por outro lado, esta tendência para cair pode fazer com que aprenda mais rapidamente a rebolar. Evite fazer comparações com outros bebés (detesto comparações na sua generalidade) e centre-se antes no maravilhoso desenvolvimento contínuo que o seu pequenito começa a dominar.
É mesmo verdade
Actualmente, as crianças constituem cerca de um quarto da população dos EUA. No final do “baby boom” em 1964, essa proporção chegou aos 36%.
Actividade da Semana
Transforme o estar ao colo num jogo animado, cheio de surpresas"
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Consulta dos seis meses

UPDATE!

Já há algum tempo que não faço a descrição do desenvolvimento do bebé semana a semana. E sei que alguma(un)s de vocês gostam destes posts.
As minhas desculpas e.... aqui fica:
6 MESES
"O desenvolvimento do seu bebé está agora a seu favor quando ele está birrento: distrai-se com facilidade.
Intensamente interessado no mundo que o rodeia, o seu cérebro em rápido desenvolvimento centra-se em coisas novas e diferentes. Por isso, quando o seu bebé estiver irritado, utilize o seu interesse crescente nas novidades em seu benefício fazendo um barulho diferente, cantando uma canção (ADORA), batendo levemente numa panela – qualquer alteração à norma pode tirá-lo do seu estado de irritação. Por vezes, basta sair à rua para o mau-humor desaparecer.
Claro que estas distracções desaparecem rapidamente pelo que deve desenvolver, e lembrar-se, de diferentes formas de manter o seu bebé bem-disposto. De igual forma, certifique-se de que um dos motivos principais da irritação não é também a causa: veja a fralda (não é motivo de choro) , se ele tem fome, se tem de arrotar ou está simplesmente com sono. Se todas as necessidades básicas estiverem tratadas, pode ser que uma alteração de cenário ou alguma brincadeira sejam suficientes para afastar o aborrecimento.
É mesmo verdade
Um bebé necessita muita energia para alimentar o seu corpo em crescimento. Se fosse do seu tamanho, necessitaria de o dobro das calorias indicadas para si.
Actividade da Semana
Junte o “faz-de-conta” à hora da refeição, com a ajuda do brinquedo favorito"
..................................................................................
6 MESES E UMA SEMANA
"Agora que o seu bebé já se senta bem, tem uma visão completamente nova do mundo – e a mamã tem uma visão nova do seu bebé.
Por esta altura, a maior parte dos bebés têm força para, pelo menos, se sentar brevemente, com algum apoio, ou para se equilibrar inclinando-se para a frente com o apoio dos braços. Aos 7 meses, a maior parte dos bebés conseguem sentar-se sozinhos. Proporcione-lhe várias oportunidades para se sentar no chão — pode mantê-lo interessado mostrando-lhe diferentes brinquedos ou sentando-se com ele para verem livros em conjunto.
O sentar sozinho é um feito importante, mas é também um grande passo na aprendizagem do gatinhar. Depois do seu bebé se conseguir sentar, é apenas uma questão de tempo, força e coordenação até se inclinar para a frente e deslocar-se com o auxílio das mãos e dos joelhos. Alguns bebés começam a gatinhar (ou a deslocar-se de outra forma precoce de locomoção, como o arrastar-se) por volta dos seis meses, embora a maior parte comece entre os 7 e os 9 meses. Pode tentar incentivar este movimento de avanço colocando brinquedos um pouco fora do alcance do bebé, quando este estiver sentado.
É mesmo verdade
O seu bebé pode ouvir sons numa língua estrangeira que o ouvido adulto não consegue distinguir. Mas por volta dos seis meses, o bebé começa a filtrar os sons.
Actividade da Semana
O seu pequenito irá adorar ver caras de pessoas conhecidas (Adora pois)"
"O palrar crescente do seu bebé indica que ele está cada vez mais próximo de falar. (irra... "fala" que se farta. Mas é tão bom)
Embora a sua capacidade de construir palavras e frases esteja ainda a meses de distância de ser compreensível. Poderá ouvir a mesma sílaba repetida sem fim, com variações de tom e entoação. Ou então o seu bebé poderá fazer sons mais complicados, como juntar duas ou três sílabas. Ele está, de facto, a experimentar sons que a voz consegue produzir colocando a língua ou os lábios em posições diferentes – como um músico a testar um novo instrumento. - cada dia há um tom e som diferente ;)
Embora o seu bebé não tenha ainda qualquer significado para estas pré-palavras, a sua atenção ajuda-o a entender o poder que elas encerram e, eventualmente, o seu objectivo. Ouça com atenção, como se o entendesse perfeitamente. Palre ou responda-lhe. Esta é também uma excelente ocasião para introduzir sons de animais (como “mé-mé” ou “quá-quá”), cuja novidade será divertida.
É mesmo verdade
As otites são mais comuns em crianças entre os 6 meses e os 3 anos de idade. Por volta dos 3 anos, mais de 70% das crianças já tiveram, pelo menos, uma otite.
Actividade da Semana
“Agora está aqui, e agora já não está”, com um brinquedo de surpresa simples e feito em casa."
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Amo-te muito VóVó
sexta-feira, 9 de julho de 2010
"NOITADA"

quarta-feira, 7 de julho de 2010
"BACK TO THE FUTURE"

terça-feira, 6 de julho de 2010

O que acham deste artigo da Isabel Stilwell?
A SAGA DAS AVÓS JÁ COMEÇOU

Desde "sempre", e com o consentimento das respectivas, que a nossa ideia era esta. Por dois motivos: monetários e "segurança". O facto de deixar a minha filha, tão pequena e habituada ao sossego de casa durante seis meses, com "estranhos... não me agradava. Se não tivesse outra opção, lá teria de ser. Mas como tenho... porque não?!
Calor ou dentes? Ou ambos?

SLING VERANEANTE ;)

quinta-feira, 1 de julho de 2010
Enjoos de grávida....

quarta-feira, 30 de junho de 2010
Animais e bebés - uma relação de amizade
Não consigo perceber como há pais que abandonam o seu animal de estimação com a chegada de um filho.
Aqui está um exemplo em como animais e bebés podem ser os melhores amigos.
Kisses 4 all